sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O INÍCIO DA CARREIRA...


    Com certeza esse é um bom começo, estudar! Mas se você não curte muito isso, então lamento dizer,  está cavando um poço sem água.
    Eu tinha 17 anos quando entrei para o curso de direito. Meu pai fazia um enorme sacrifício para pagar a faculdade, mas eu não dava o mínimo valor, pois não tinha noção do que era trabalhar e receber um salário. Ao final do primeiro ano do curso, meu pai relatou que não teria mais condições de custear os gastos do estudo. Tive que sair. Nem senti falta, não queria nada com nada, só queria saber de perder meu tempo com coisas da adolescência...que pena para mim naquele momento.
    Resolvi procurar um emprego, e consegui. Foi como vendedora em um shopping, acho que a maioria consegue seu primeiro emprego dessa forma, já que o maior número das vagas que o mercado oferece são essas, as de vendedor em loja de shopping. Não estou aqui desmerecendo a categoria, mas tentanto mostrar que, se alguém dá valor aos estudos logo cedo, se dá muito bem mais adiante, e fica com as melhores vagas, mesmo que tenha apenas 20 anos. 
     A diferença entre eu ter entrado em uma loja aos 18 anos, ao invés de uma empresa, é que eu prolonguei o processo e perdi muito tempo. Posso garantir que foi difícil conseguir mudar o rumo da minha carreira. Pois quando se entra em lojas de shopping ou de rua, é quase impossível sair do ramo, pois você apenas migra de uma loja para outra. Foi o que aconteceu. 
   Tive que fazer muito esforço e correr atrás do tempo perdido para poder sair do ramo de vendedora. Voltei para a faculdade, só que desta vez, fui fazer um curso que o meu bolso poderia pagar, e não o curso dos meus sonhos. Mas tentei adequar o útil ao agradável, já que gosto muito de Literatura.
   Parei a faculdade três vezes, duas por falta de grana e a outra pelo falecimento de meu querido paizinho. Nas duas primeiras vezes, todos me diziam "ah, é muito difícil voltar, você acaba perdendo o pique!"...que nada, eu sabia que se eu desistisse, minha vida profissional iria ficar pior do que já estava, e eu não conseguiria chegar a lugar nenhum. Confesso que cada retorno foi um "Iraque", uma verdadeira guerra. Mas se você está nessa situação, não desista, tome fôlego...força na peruca amiga(o), e continue de onde parou, nem que você leve 20 anos..rs...para terminar, mas termine. O gosto de ter conseguido retomar um sonho, pode acreditar, é simplesmente maravilhoso.
     Bom, o relato é para mostrá-lo que se começar sua carreira de qualquer maneira e em qualquer vaga, vai perder muito tempo tentando migrar para um emprego melhor, então para quem está procurando o primeiro emprego, vale a pena escolher e não ser escolhido, ou seja, veja muito bem por onde começar.      Não esqueça, estude muito e ao sair da faculdade, ingresse logo na pós-graduação, o lema aqui é não perder tempo em seu crescimento profissional.
      As dicas aqui são muito importantes, pode crer. Conheço pessoas que se aposentaram em vendas, sendo que passaram a vida inteira fazendo o que não gostavam de fazer. Então, escolha algo em que você ao menos se identifique. Imagine ficar oito horas por dia, cinco dias ou mais por semana, durante 30 anos, fazendo o que não gosta? Se ainda está começando, seja exigente, mas se você já está num emprego desgostoso, então crie coragem, estude, se qualifique, procure outro emprego em segredo, levante, sacuda a poeira, dê a volta por cima e...seja feliz em seu novo  emprego. Um beijo a todos!
   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário